FARÓIS NÃO EMBAÇAM POR ACASO. ENTENDA OS MOTIVOS.
Você sabia que existe um componente nos veículos que só nos damos conta que ele está com problemas quando falha por completo?
E podemos adiantar que não trata-se dos bancos, teto solar ou vidros elétricos. Na verdade, quem só chama atenção quando pifa são os faróis.
Embora eles sejam importantíssimos, são raros os proprietários de veículos que zelam pela conservação e durabilidade deles.
Por serem estruturas complexas, os faróis podem apresentar uma série de problemas e um dos mais usuais é o embaçamento.
Com o avanço tecnológico da indústria automobilística, os faróis também evoluíram. Mas o problema do embaçamento ainda persiste.
De fato os carros mais antigos, ou seja, acima de 10 anos de uso, esse problema ocorria com maior frequência e isso tem uma justificativa:
a maioria dos veículos fabricados até 2012 utilizavam o vidro na composição dos faróis e aí tínhamos um problema: o vidro é muito
suscetível ao clima, se ele estivesse frio a parte interna do vidro esfriava também. Com isso a umidade dentro do farol condensava levando a
um gotejamento que em contato com a lente gerava o embaçamento.
Para evitar em parte esse problema, os fabricantes tiveram uma luz: os carros mais modernos substituíram os vidros pelo policarbonato. Esse material, além de mais resistente, evita a transferência de temperatura diminuindo bastante a condensação interna da umidade e, consequentemente, o embaçamento dos faróis.
Mas nem tudo são flores com o policarbonato nobre motorista. Faróis com esse material podem embaçar também e por diversos outros motivos. Se eles estiverem quebrados, trincados ou com qualquer outro problema de vedação que favoreça o acúmulo interno de água no componente, o embaçamento pode ocorrer. E aí o ciclo se estabelece: a água penetra no farol, o aquecimento causado pelas
luzes evapora a água, que ao entrar em contato com a parte interna do farol se condensa levando ao embaçamento.
Para evitar isso é importante retirar toda a água acumulada no interior do farol, localizar a área danificada e realizar a vedação.
Agora, se a rachadura ou quebra for extensa não tem jeito. A troca do farol vai ser inevitável.
Faróis embaçados comprometem a beleza do caro e, principalmente, a qualidade da luminosidade do componente um fator importantíssimo para a segurança do motorista e passageiros.
Portanto, ficar atento a qualidade dos faróis é uma preocupação que deve se manter sempre acesa em qualquer motorista.